Guia Rápido sobre Tesouras de Tosa

6 de dezembro de 2018
7 Comentários

Quando entramos na área pet, o maior medo do tosador é fazer uma TOSA NA TESOURA. Por ser um tipo de tosa mais avançado, é necessário habilidade, experiência e segurança no manuseio. Além disso, o profissional deve ter bom conhecimento dos tipos de tesoura existentes e suas funções, para um resultado satisfatório.

Tipos de Tesouras

  • Tesoura Reta:
    É usada para acabamentos em geral, em locais que não necessitam de angulações arredondadas. Aconselhamos ter dois tamanhos de tesoura reta para facilitar o trabalho. Temos a versão comum e a versão confort (que tem o dedal diferenciado para facilitar a abertura da tesoura sem forçar o dedo).

 

Tesoura Reta 8,5 Gold PrecisionEdge (Clique na imagem para saber mais em nossa loja virtual)

 

  • Tesoura Curva:
    Facilita o acabamento de regiões arredondadas como topetes, pompons e patas. Usada de forma correta, ajuda nas angulações, principalmente da parte posterior do animal.

Tesoura Curva 8.0 Pet Grooming Shear Verde Metálico PrecisionEdge (Clique na imagem para saber mais em nossa loja virtual)

 

  • Tesoura Desbastadora ou Dentada:
    Retira o excesso de pelo, sem marcar. Muito usada para tirar volume e deixar o corte natural.

 

  • Tesoura Semi Desbastadora ou Semidentada:
    Tem a mesma função da Desbastadora, com a diferença que retira uma quantidade maior de pelo, agilizando o trabalho.

Tesoura Dentada 7.0 Pet Grooming Shear PrecisionEdge (Clique na imagem para saber mais em nossa loja virtual)

 

  • Tesoura Tubarão:
    Por ter lâminas mais abertas que as outras, a tesoura tubarão facilita a tosa, com menos risco de marcar a pelagem. É utilizada em todos os tipos de pelagem, facilitando os cortes onde as tesouras convencionais marcam a pelagem.

    Tesoura Dente de Tubarão 8.5 PrecisionEdge (Clique na imagem para saber mais em nossa loja virtual)

 

Dúvidas na hora da aquisição

Existem muitos aspectos que diferenciam uma tesoura das outras e que podem gerar incertezas… Qual marca, tamanho, fio da lâmina e aço são considerados melhores?

Mas vamos tirar algumas dúvidas importantes:

 

  • Quais os tamanhos de tesoura mais usadas?
    As tesouras são medidas em Polegadas, que equivalem a 2,5cm.

    Inicialmente, indicamos para o profissional dois tamanhos de tesoura reta, porque serão as mais usadas (claro que, com o passar do tempo, ele sentirá necessidade de adquirir duas de todos os tipos de tesoura). O tamanho padrão da tesoura varia de 7,5 a 8,5 polegadas. O indicado é ter uma com tamanho padrão e uma pequena (de 6 ou 7 polegadas), para trabalhar pequenas regiões.

    A tesoura de 10 polegadas é utilizada apenas em cães maiores e dificulta a tosa em cães pequenos.

 

  • Qual fio de lâmina é melhor?

    Para responder essa dúvida vou apresentar os tipos de fio:

    • Fio a Laser: usada para se obter maior precisão nos cortes e facilita o trabalho quando há grande quantidade de pelo.
    • Fio Navalha: usada após o corte de precisão para dar leveza e polimento. Alguns profissionais realizam o corte de base já com a navalha.
    • Fio Dentada: usada para criar leveza, aumentar o efeito de camada nas pontas. É ótima para deixar o corte natural e eliminar o efeito reto.

 

A rigor, é possível realizar uma tosa usando somente um tipo de tesoura, mas o ideal é ter todos os tipos de fios como opção para cada situação. Assim, durante o trabalho, o profissional pode escolher qual tipo se encaixa melhor para cada desenho. Isso facilita muito o trabalho e o acabamento.

Enfim. Ao adquirir uma tesoura, pesquise as opções e teste em sua mão para sentir a pegada para comprar a que mais combina com você.

 

Manuseio de Tesoura

1. Coloque o anel da tesoura na primeira falange do dedo anelar, use e dedo mindinho para apoiar no suporte e firme a tesoura usando apenas os dedos indicador, médio e anelar e, teste em várias posições para ter certeza que a tesoura esta bem firme;

2. Coloque o dedão na altura da unha no segundo anel;

3. Abra a tesoura movendo apenas o dedão;

4. Abra a tesoura o máximo possível;

5. Abra e feche toda a tesoura movendo apenas o dedão.

 

Treino

Treine a pegada da tesoura nas suas horas vagas para acostumar com o movimento. No começo é difícil e chato, mas aos poucos você vai pegando o jeito. Depois de um tempo, a pegada certa será automática toda vez que pegar em qualquer tesoura.

 

Exercícios e alongamento para mão e punho

Cuide da saúde da sua mão e punho, pois você dependerá muito do bem estar dessa parte do corpo para trabalhar no banho e tosa.

Exercícios para fortalecer a mão com bolas ou aparelhos adequados para essa atividade e alongamentos diários previnem algumas doenças e fortalecem seu principal instrumento de trabalho.

Não esqueça da coluna! Faça alongamentos e evite posições que prejudiquem.

Cuide-se!

 

Cuidados na tosa com tesoura

Independente da técnica usada, a parte mais importante para fazê-la corretamente é a contenção animal. Se não souber como conter um animal e como manuseá-lo em cima da mesa dificilmente conseguirá aplicar técnicas básicas ou avançadas.

1. Ensine o cachorro a se posicionar na mesa – ele deverá ficar na posição de “stay” para ser tosado de maneira segura;

2. Não tose o cachorro sentado, a possibilidade de fazer um buraco é muito grande e você apenas notará quando ele se levantar;

3. Seja firme sem ser violento. Mostre que é um procedimento seguro e que ele deverá te obedecer;

4. Teste várias posições da tesoura e manuseie a mesma da forma mais confortável para você e para o animal;

5. Sempre dê uns minutos de descanso – o cachorro costuma se incomodar ao ficar na mesma posição por muito tempo. Isso vale também, quando levantamos uma das pernas ou seguramos a cabeça de forma diferente;

6. Caso o cão seja muito agitado, canse ele com contenção adequada para você não se cansar;

7. O segredo é treinar. Acesse o canal do Groom Team no You Tube e veja os vídeos de tosa, tratamentos de pelagem e penteados com o time com mais capítulos no Brasil e Mercosul.



Autora:

Natalye Marinho
Diretora Escola Pet GT
Consultoria em Banho e Tosa
Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Carla dos Santos pereira
Show Ótimas dicas Adorei
Administrador Site
Que bom que gostou... Obrigada! <3
Telma Régia M.de Araújo
Bom dia gostei muito dessas dicas,cada dia vc vai aprendendo mais e os tipos de tesouras que deve ser usadas . Obrigada
Administrador Site
Ficamos felizes, Telma! <3 <3 <3
Solange de Fátima Scarsofava Scarsofava
GOSTEI MUITO DAS DICAS TENHO UM POUCO DE RECEIO EM TOSAR NA TESOURA
Adriane Alcântara
Por favor me ajudem a acessar o canal Groom Team. Sou tosadora e trabalho em domicílio. Quero aperfeiçoar técnicas de tosa com lâmina, adaptador e tesoura. Obrigada. Amo meu trabalho! Quero ser cada vez melhor!
Administrador Site
Olá Adriane, como não informou sua cidade, o melhor é entrar no site deles e ver o telefone da Groom Team mais próximo de você. http://groomteambr.com.br/index.html

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: