Home > Curiosidades > 10 Dicas para aproveitar o Carnaval com seu pet

10 Dicas para aproveitar o Carnaval com seu pet

27 de fevereiro de 2019
Nenhum comentário

 

O Carnaval está chegando e muitas pessoas aproveitam o feriado para caírem na folia e acabam passando boa parte do dia fora de casa. Mas, e os animais de estimação, como ficam?

Muitos foliões preferem se divertir com seus pets, ao invés de deixá-los sozinhos em casa.

Se este for o seu caso, seguem algumas dicas para aproveitar a festa com segurança para seu bichinho.

1) Prefira blocos menores

O ideal para curtir o Carnaval com seu pet é evitar os blocos tradicionais, que têm muita procura, tumulto e multidão. Os cães têm ouvidos muito sensíveis e o barulho, a aglomeração e a música alta dos carros de som acabam deixando o animal muito estressado. E a ideia é se divertir, né?

Em algumas cidades, existem, inclusive, blocos especiais para animais.

 

2) Escolha horários mais frescos

No verão, com esse calor infernal que está fazendo, é essencial evitar ir para a folia com o pet nos horários de pico, principalmente entre 12h e 15h. Além disso, as altas temperaturas do asfalto e das calçadas podem queimar as patinhas do animal. Outro perigo é o risco de uma hipertermia, que é o super aquecimento corporal, que compromete o funcionamento dos órgãos, podendo causar a morte do animal se não for tratado a tempo. O cuidado deve ser redobrado com filhotes.

 

3) Não esqueça da água

Hidratar seu animal com água fresca é essencial, não só no Carnaval. Leve sempre uma vasilha e água potável. Ofereça sempre que possível para evitar a desidratação pelo calor.

 

4) Use guia e identificação na coleira

Leve seu bichinho na coleira e com todas as identificações necessárias: nome do pet, nome dos donos, telefone de contato e endereço. A guia também é uma a segurança a mais para evitar que o animal se perca ou se machuque em locais movimentados.

 

5) Coloque fantasias leves

Se pretende colocar uma fantasia ou adereço para entrar no clima, nada de usar algo que vá deixar seu pet desconfortável e com calor. Prefira materiais leves e que não causem incômodo (ou que os machuquem!). Todo o cuidado também com a escolha do tecido: algodão é geralmente o mais recomendado.

 

6) Fique atento aos sinais de estresse

Se o seu bichinho começar a lamber demais o focinho, ficar com o corpo tenso, encolhido, com o rabo entre as pernas e olhos assustados… melhor voltar para casa, porque ele não está gostando da situação.

Mas se estiver com o rabo abanando, querendo cheirar tudo e todos e com corpo relaxado, aproveite a festa junto com ele, pois também está gostando da farra.

 

7) Cães bravos e agressivos devem ficar em casa

Essa dica é essencial. Se você tiver um cão agressivo e protetor com seu tutor, não o leve. Qualquer situação que ele achar ameaçador pode acarretar em muitos problemas para outras pessoas e demais animais.

Se seu pet for sociável, gostar de pessoas e ficar tranquilo com outros cães… ele vai ser uma ótima companhia para você.

 

8) Recolha as fezes do seu cão

Como você já faz habitualmente quando sai com seu bichinho, não esqueça de levar sacolas (de preferência biodegradáveis) para recolher as fezes do seu animal das ruas.

 

9) Cadelas no cio também devem ficar em casa

Nesse período, é muito importante manter a cadelinha dentro de casa até o cio terminar.

Os machos são atraídos pelo cheiro e não medem esforços para tentar acasalar – por isso mantê-los longe é sempre um grande desafio. E a última coisa que você vai querer é ficar afastando cães na folia, né?

 

10) Cuide do que seu cão lambe na rua

Na época de Carnaval, as pessoas geralmente bebem muito e nem sempre jogam suas latas e garrafas de bebidas alcoólicas no lixo – e largam tudo no chão.

Os cães têm olfato muito apurado e adoram o cheiro de lúpulo (um dos ingredientes base da cerveja).

Só que o metabolismo dos cães é diferente dos humanos, e certas toxinas não são bem aceitas pelo organismo deles. A cerveja, por exemplo, pode fazer muito mal, pois o corpo do cão não processa corretamente o álcool e ele acaba intoxicado.

 

E lembre-se: curta o Carnaval com responsabilidade!

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: