Home > Saúde Animal > O perigo da Cinomose. Conheça a doença para manter seu cão sempre saudável

O perigo da Cinomose. Conheça a doença para manter seu cão sempre saudável

7 de novembro de 2018
Nenhum comentário

 

Mas afinal, o que é Cinomose?

A Cinomose é uma doença ausada por um vírus chamado CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), também conhecido como Vírus da Esgana Caninae. É altamente contagiosa entre os cães – de qualquer raça – e pode levar à morte ou deixar graves sequelas nos animais que se curam dela.

Doença mais comum em filhotes (antes de 1 ano de vida), mas cães mais velhos também podem ter, principalemente aqueles que não tomaram as vacinas necessárias.

Quais são os sintomas mais comuns?

Um dos grandes problemas da doença – e que influi muito na piora do quadro do animal infectado – é a variedade de sintomas que ela provoca, dificultando um diagnóstico preciso.

Depois que o animal é infectado, ocorre um período de incubação de 3 a 15 dias, que é o tempo que o vírus leva para começar a agir dentro do organismo e fazer com que o cão apresente os primeiros sintomas. Na primeira fase da doença, que pode durar até dois dias, podemos citar febre, apatia, perda de apetite, vômito, diarréia e secreções nos olhos e nariz,

Na segunda fase da doença, os sintomas neurológicos também aparecem (convulsões, paralisias, tiques nervosos e falta de coordenação). O cão pode ficar agressivo, tendo dificuldade até em reconhecer seu dono, pois ocorre uma inflamação no cérebro.

Vale lembrar que esses sintomas variam muito de cão pra cão e a evolução também depende de cada um. Não tem como prever os sintomas nem a velocidade do avanço da doença. Às vezes um cão que só apresenta os 4 primeiros sintomas já está em um estágio avançado.

Como a Cinomose é transmitida?

A propagação pode ocorrer de diversas formas. Entre elas, pelo contato com secreções, urina e fezes infectadas por animais doentes. Além disso, objetos e alimentos contaminados também são fontes de infecção. Filhotes e idosos são mais susceptíveis às doenças infecto-contagiosas por terem baixa imunidade.

Vale lembrar que o contato não necessariamente precisa ser direto. A infecção pode acontecer, por exemplo, em passeios por locais pelos quais passaram animais doentes que eliminaram o vírus, tipo parques ou outros locais públicos.

Tratamento

Não existem remédios específico para tratar a Cinomose. O médico veterinário, após a confirmação através de exames laboratoriais, trata com medicamentos os eventos paralelos que o vírus causa, para fortalecer o sistema imunológico, aliviar os sintomas e prevenir infecções secundárias.

Como prevenir a Cinomose?

A posse responsável é a atitude necessária para prevenir a cinomose em cães. Mantenha a vacinação do seu animal em dia e faça visitas frequentes ao médico veterinário – o diagnóstico precoce é a chave para aumentar a possibilidade de cura e de recuperação do animal.

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: