Home > Nossos Produtos > Alicate de unhas para pets: usos e cuidados

Alicate de unhas para pets: usos e cuidados

3 de julho de 2020
Nenhum comentário

 

Cortar as unhas do seu pet vai muito além de ser uma coisa puramente estética. Na verdade, deve ser considerado como um cuidado muito importante para a saúde e bem estar do animal.

Cães e gatos que vivem em apartamentos ou casas com pisos lisos, sem atrito suficiente, acabam ficando com as unhas muito grandes. Isso pode gerar problemas de saúde e causar desconforto para os pets, além da possibilidade de machucar as pessoas.

Unhas grandes demais tendem a causar problemas na coluna e de locomoção, já que elas podem ficar presas em pisos, tapetes, roupas, carpetes etc. Além disso, aumentam o risco de infecções e doenças, porque elas podem quebrar ou envergar, perfurando a carne do animal.

Assim, se você não tem o costume de levar seu cachorro ao petshop para o banho e tosa, você PRECISA ter um cortador de unhas em casa.

 

Com que frequência deve-se cortar a unha dos pets?

Em primeiro lugar, o ideal é adotar esse hábito quando o animal ainda for um filhote. Assim, ele se acostuma com o procedimento e os cortes acontecem sem estresse ou agitação.  Algumas pessoas preferem usar nos filhotinhos o alicate para gato.

A frequência do corte das unhas varia de acordo o estilo de vida do animal. Andar e correr bastante em superfícies com mais atrito já ajudam a desgastar as unhas.

Em cães, a hora de cortar é quando as unhas começam a roçar no piso fazendo barulho no chão e visivelmente percebe-se que estão longas. Normalmente, esse prazo é de uma semana ou no máximo a cada 15 dias.

Em gatos, você pode apertar de leve as almofadinhas (coxins) da patinha, para que a unha fique mais a mostra, e então veja se estão muito grandes e afiadas ou não.

Se tem costume de levar seu pet para banhos e tosas num petshop, é bem provável que o corte das unhas já esteja incluso no pacote. Nesse caso, os profissionais do ramo podem avaliar melhor a necessidade desse procedimento.

 

Cuidados que se deve ter

As unhas dos pets são muito sensíveis, pois possuem vasos sanguíneos e nervos em seu eixo central, conhecido como sabugo. Quanto mais compridas ficam as unhas, mais longo fica o sabugo também.

Esse sabugo, quando lesionado, acarreta muita dor e sangramento no animal. Se isso acontecer, você poderá utilizar o pó hemostático Granado, que é um produto próprio para estancar pequenos sangramentos e funciona como coagulante.

Ou seja, se demorar muito para cortar as unhas do seu cão, mais doloroso será para ele.

Para evitar isso, mantenha sempre o corte das unhas em dia, pois o sabugo tende a se “acostumar” com o comprimento mais curto e também vai ficando menor.

Um outro cuidado muito importante é lixar as unhas do seu pet depois de cortá-las, para suavizar as pontas afiadas pelo alicate e dar acabamento, evitando arranhões. Existem lixas específicas para animais, que são maiores e mais duradouras do que as lixas para humanos. Você encontra esse produto clicando aqui.

No caso de cortes de unha de gatos, um erro comum das pessoas que deve ser evitado é o uso de alicates pequenos para cães. O correto é usar os que foram desenvolvidos especificamente para gatos, somente.

Alicate para gatos PrecisionEdge. Clique na foto para ir à nossa loja virtual

Se for fazer o corte das unhas em casa, o cuidado deve ser redobrado, porque não é uma tarefa fácil. Aconselhamos conversar antes com um médico-veterinário para orientá-lo sobre a forma correta de proceder e indicar todos os produtos que irá precisar.

 

Tipos de alicate de unhas para pets

Basicamente, existem dois tipos de cortadores de unha: alicate e guilhotina.

O cortador do tipo guilhotina tem um buraco no meio para você colocar a unha do pet. Para cortar é necessário apertar as alças. Já o modelo do tipo alicate funciona mais ou menos como uma tesoura.

A Costashow disponibiliza vários modelos em nossa loja virtual. Vamos falar de alguns deles aqui.

 

Alicates PrecisionEdge

Alicates de qualidade profissional com lâminas em aço inox e acabamento polido. Eles possuem um dispositivo de segurança para evitar cortes em profundidades indesejáveis e cabo emborrachado em formato anatômico para maior firmeza no manuseio. Disponível em quatro tamanhos: grande (17cm), médio (14cm), pequeno (13cm) e um específico para gatos.

Alicates PrecisionEdge. Clique na foto para ver mais

 

Alicates Andis

Os alicates da Andis possuem lâminas de aço inoxidável, com parada de segurança que ajuda a evitar o excesso de corte. O cabo é resinado com borracha. Modelo de uso profissional, medindo 17cm.

Alicate Andis. Clique na foto para saber mais.

Alicates Wahl

A Costashow disponibiliza três modelos de alicate da marca Wahl: o alicate 2 em 1 com lixa rotatória (com dispositivo de regulagem de altura e lixa rotativa), o alicate com cabo emborrachado e o alicate para gatos (com cabo emborrachado).

Alicates Wahl. Clique na foto para saber mais

 

Você encontra todos esses alicates clicando aqui.

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: