Cuidados com seu pet nos climas frios

5 de abril de 2019
Nenhum comentário

 

O outono e inverno são estações com muitas variações de temperatura. O dia começa frio, esquenta durante a tarde e à noite volta a esfriar. Os nossos bichinhos de quatro patas também sofrem com a instabilidade da temperatura dessa época do ano e necessitam de certos cuidados!

Esse clima é um dos fatores pelo aumento de 30% nos atendimentos veterinários.

Então, veja essas super dicas para ajudar seu amigo de 4 patas a ficar saudável:

 

Doenças respiratórias

Nos dias secos e frios, o revestimento natural das mucosas dos animais fica prejudicado, deixando-os suscetíveis a vírus e bactérias que provocam doenças respiratórias. Os sintomas são semelhantes aos que afetam o seres humanos, como: tosse, febre, espirros, coriza, desânimo e falta de apetite. Evite que seus pets peguem ventos gelados e acabem se resfriando.

Tenha cuidado especial com filhotes e cães e gatos idosos, por terem o sistema imunológico fragilizado.

 

Pelagem

No outono e inverno, a temperatura começa a cair e os animais habituam-se naturalmente a essa mudança. Isso implica trocarem de pelo para deixar crescer uma nova camada mais aconchegante. Por isso, é necessário escovar mais regularmente os seus bichinhos para retirar o pelo morto.

Existem produtos específicos para isso e você encontra várias opções em nossa loja virtual.

As rasqueadeiras, por exemplo, ajudam a retirar os pelos mortos da pelagem do animal, ao passá-las na direção do crescimento do pelo (evite escovar e rasquear em áreas sensíveis, como perto dos olhos, da boca e na área interna das orelhas).

Cães e gatos mais peludos devem ser escovados pelo menos 1 vez ao dia. Isso ajuda no crescimento dos pelos novos que vão proteger seu animal.

 

Vacinação

Nesta época do ano é fundamental que os nossos amiguinéos estejam com a vacinação em dia! As vacinas auxiliam a reforçar o sistema imunológico dos pets e previnem algumas das doenças típicas do outono/inverno. Mas lembre-se: esteja sempre em contato com o veterinário, pois há situações em que os animais não devem ser vacinados.

 

Cuidados com os olhos

Problemas oftalmológicos podem surgir nessa época Com o tempo mais seco, a quantidade de lágrimas nos olhos é reduzida, deixando o pet mais vulnerável à poluição, aos vírus e às bactérias.

O ideal é manter a higiene da área dos olhos em dia, não deixar acumular remelas ou até mesmo pelos maiores que incomodam a visão e causam irritação.

 

Carrapatos

Você sabia que a infestação de carrapatos nos cães é uma situação típica principalmente do outono?

Esses parasitas precisam de condições específicas para o seu desenvolvimento, principalmente de temperatura, intensidade da luz e umidade. Como o tempo fica mais seco e chove menos nessa estação, o clima acaba favorecendo consideravelmente a multiplicação da população de carrapatos!

Por isso, fique atento com os pets em ambientes mais propensos ao parasita. Estabeleça uma rotina de supervisão ao corpo do seu cachorro ou seu gato, passando os dedos vagarosamente por toda a pelagem a fim de procurar por carrapatos.

Nesta etapa, fique especialmente atento às regiões entre os dedos e aos coxins (as “almofadinhas” debaixo das patas) do pet, pois estes são dois dos lugares preferidos para os carrapatos se alojarem.

Esses cuidados são essenciais, já que esses parasitas podem transmitir doenças graves e até fatais, como babesiose e erlichiose. Existem no mercado uma série de opções para o controle de carrapatos, incluindo sprays, shampoos, coleiras e até medicamentos de via oral, que proporcionam uma proteção mais duradoura. Consulte um médico veterinário para ver qual delas é a melhor para seu animal.

Artrose em animais

Os idosos são os que exigem mais atenção nesse caso, pois têm maior probabilidade de sofrer de artrose, dores na coluna e nas articulações, e são sensíveis ao frio por terem a pelagem menos densa, a camada de gordura mais fina e músculos atrofiados.

Por isso, visitas ao veterinário para controlar a doença é muito importante. E invista em roupinhas para deixar o bichinho quentinho e protegido!

 

Cuidados especiais

O ideal é manter uma alimentação saudável, hidratação frequente, protegê-los contra o vento, chuva e frio, além de ter cuidado com a higiene do local em que costumam ficar.

Mantenha a ração a e água com temperatura sempre fresca nos potinhos.

Essas recomendações valem para qualquer época do ano!

A saúde dos bichinhos agradece…

 

Veja os produtos que precisa em nossa loja virtual, clicando aqui.

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: