Home > Banho e Tosa > Quais os equipamentos necessários para montar um Banho e Tosa?

Quais os equipamentos necessários para montar um Banho e Tosa?

21 de fevereiro de 2019
5 Comentários

 

Agora que você já estudou o mercado, escolheu o ponto comercial adequado, providenciou licenças e outras burocracias, selecionou e treinou sua equipe… está na hora de adquirir os equipamentos. Essa parte é muito importante, porque é determinante para ter um serviço diferenciado.

Mas o que você vai precisar?

Veja aqui algumas dicas de alguns itens essenciais:

1) PARA O BANHO

DUCHA QUENTE/FRIO

A temperatura da água do banho dos pets tem que ser agradável. Água muito fria ou muito quente pode ser desconfortável ou até mesmo dolorosa. A solução ideal é adquirir uma ducha para regular a temperatura da água. Um banho morno ajuda para que o momento seja calmo e relaxante para o animal.

DUCHA FLEX PARA BANHO QUENTE FAME 4000W ACQUA PET.: possui a temperatura Ideal, proporcionando conforto e segurança. A mangueira tem 1,20m.

 

BANHEIRA

A opção mais fácil e barata são as banheiras de inox ou fibra de vidro, que, além de práticas, são confortáveis para os pets.

Algumas banheiras podem ter suportes removíveis, degraus e bordas arredondadas, que dão mais segurança para utilizar com pets de pequeno porte e praticidade para adaptar para os maiores.

Uma dica é colocar um tapete antiderrapante para evitar que o animal escorregue na banheira.

BANHEIRA ORION GRANDE – REGULÁVEL, EM FIBRA DE VIDRO. Clique na imagem para saber mais.

 

SOPRADOR

O soprador é usado na pré-secagem do animal. Esse aparelho produz um jato de vento que remove o excesso de água e umidade após o banho, para agilizar a secagem e, depois, finalizar com o secador.

Um bom soprador profissional precisa ter: um botão Liga/Desliga antichoque; no mínimo, 2 opções de velocidade; um motor de boa capacidade e resistência; uma mangueira flexível com bico direcionador.

SOPRADOR BRASPET SILENCIO e SOPRADOR 10,0 ALPHA 2. Clique na imagem para saber mais.

 

SECADOR

O secador é mais potente e eficiente para finalizar a secagem dos pelos de cães e gatos e para modelar os pelos da forma desejada. A maioria dos secadores vem com um pedestal para regulagem de altura, de acordo com o tamanho do cão.

O secador costuma ter quatro temperaturas (morno, quente, médio e temperatura ambiente), com bocal e pedestal giratório para que possa consiga atingir todas as partes do cão sobre a mesa. Eles têm potência e velocidade do ar mais forte para o cão secar mais rápido. As melhores marcas têm, ainda, emissão sonora média para evitar o desconforto do cachorro.

SECADOR SUPER HARD WIND. Clique na imagem para saber mais.

 

2) PARA A TOSA

MÁQUINA DE TOSA

A parte de estética do banho é uma das melhores formas para atrair e fidelizar clientes. Por isso, as máquinas de tosa devem ser profissionais, duráveis, robustas e ergonômicas para facilitar o uso durante o atendimento. Por isso, são indispensáveis num pet shop.

Algumas considerações na escolha da máquina:

  1. Velocidade de corte
  2.  Se é possível substituir as lâminas, para se adaptar ao tipo de corte que deseja
  3. Barulho do motor (quanto menor, menos estresse para o animal)
  4. Desprendimento de calor
  5. Facilidade de manutenção e limpeza
  6. Carcaça resistente a quedas e produtos químicos
  7. Leveza, para não causar lesões no profissional pelo uso contínuo

Existem no mercado uma grande variedade de marcas, mas ao escolher, procure aquela que realmente não vai te deixar na mão na hora que mais precisa. Algumas, como a Andis, Wahl, Oster e, agora, a PrecisionEdge, são potentes e confiáveis.

Não esqueça, também, de escolher sempre máquinas de tosa certificadas pelo Inmetro.

MÁQUINA DE TOSA ANDIS AGC2. Clique na imagem para saber mais.

 

MÁQUINA DE TOSA A8s PrecisionEdge. Clique na imagem para saber mais.

 

MÁQUINA DE TOSA WAHL KM10. Clique na imagem para saber mais.

 

 

LÂMINAS DE TOSA

As lâminas são numeradas para facilitar a compra e se referem à altura do corte do pelo. As de menor altura do corte têm a numeração maior. Ou seja, uma lâmina com a numeração alta, como a de número 50, por exemplo, será usada quando o animal precisa ter o pelo completamente removido para tricotomia. Já as lâminas de número 3, 5 ou 7 irão deixar o pelo mais alto. A lâmina 10 já está incluída na maioria das máquinas.

Se você ainda tem pouca experiência, é recomendável usar lâminas mais seguras, como as que têm dentes mais próximos para não ferir o animal. São identificadas pela letra F na numeração. Essas também são indicadas para finalizar algumas tosas.

LÂMINAS ANDIS. Clique na imagem para saber mais.

 

LÂMINAS PRECISIONEDGE. Clique na imagem para saber mais.

 

LÂMINAS WAHL. Clique na imagem para saber mais.

 

MESA DE TOSA

A mesa de tosa de um pet shop precisa ser resistente e confortável para que você tenha segurança durante o trabalho.

É possível encontrar mesas com altura regulável, fixas e também dobráveis. A escolha depende do tosador, para que fique bem posicionado em relação ao pet e consiga dar o melhor atendimento aos bichinhos.

MESA DE TOSA COM REGULAGEM. Clique na imagem para saber mais

 

CANIS

A gaiola canil é um item essencial para acomodar cães e gatos durante os procedimentos do banho e tosa. Existem modelos em formato horizontal ou vertical. Dependendo da necessidade, podem podem acomodar de 2 até 12 animais.

O canil para pet shop é fabricado em material metálico, normalmente em aço inox, em forma de grade para garantir a segurança do animal. Sua estrutura deve ser firme e as portas precisam ser fechadas por travas resistentes e muito seguras. Pode ser encontrada em diversos tamanhos, para comportar animais pequenos ou de maior porte.

CANIL HORIZONTAL DE 3 MÓDULOS. Clique na imagem para saber mais

Na próxima matéria vamos indicar quais são os ACESSÓRIOS indispensáveis em um banho e tosa!

Aguardem!

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Elisabete Matos
Dicas maravilhosas, que venham outras. Obrigada
Administrador Site
Estamos elaborando uma matéria sobre os acessórios necessários. Em breve postaremos!
REGINA CAELI DE JESUS
Vou montar um para mim e gostei muito das dicas pode mandar mais e ofertas para uma iniciante.Abraços
Administrador Site
Oi Regina! Que bom que gostou da matéria... Se cadastra em nossa loja virtual para receber as ofertas. www.costashow.com.br
Leonice
Muito interessante!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: