Home > Curiosidades > 15 coisas que você NÃO sabia sobre…

15 coisas que você NÃO sabia sobre gatos…

13 de novembro de 2020
5 Comentários

 
Gatos são animais incríveis, que conquistaram nossos corações há milhares de anos. Mesmo assim, ainda tem muita coisa que não sabemos sobre eles.

A Costashow compilou algumas coisas extraordinárias sobre os felinos, para você compartilhar com seus amigos também fãs de gatinhos.
 

    1. Acredita-se que os gatos não sintam o sabor doce e talvez, por isso, não tenham atração por esse tipo de guloseima.
    2.  

    3. Os gatos usam seus bigodes para “sentir” o mundo ao seu redor e, dessa forma, determinar em quais espaços eles conseguem caber. É por isso que NUNCA se deve cortar os seus bigodes.
    4.  

    5. Os gatos vivem mais quando ficam somente dentro de casa. O tempo médio de vida de um felino está intimamente ligado ao seu estilo de vida. Felinos que ficam somente em casa podem viver uns 15 anos ou mais, em média. Por outro lado, felinos com livre acesso à rua, sem acompanhamento do seu tutor, correm grave risco de contrair doenças e parasitas – e esse risco não é só para eles. Gatos que se aventuram sozinhos por aí podem contrair até doenças zoonóticas, ou seja, que podem ser transmitidas para os humanos. Por sua natureza curiosa e aventureira, também nunca esqueça de telar suas janelas para evitar acidentes com seus gatinhos.
    6.  

    7. O ronronar dos gatos pode ter vários significados. Quando estão doentes ou angustiados, por exemplo, o som pode ser usado para acalmar a si mesmo. Mas eles também ronronam quando estão felizes. O tutor deve ficar atento aos sinais que ele dá, já os gatos têm um conjunto diferente de vocalizações, ronronados e comportamentos que são específicos para seu tutor.
    8.  

    9. Seu gato mordeu seu tornozelo? Ele pode estar entediado e quer chamar sua atenção!
    10.  

    11. Um felino pode pular 2,5 metros em um único salto – quase seis vezes o comprimento do seu corpo.(1)
    12.  

    13. Os gatos suam APENAS pelas patas e em nenhuma outra parte do seu corpo.(2) Por isso, se você perceber que a respiração do seu gato está ofegante, veja se não está sendo causada por superaquecimento causado pelo calor do verão. Se for, tome medidas para resfriá-lo, como, por exemplo, levar seu gatinho ao petshop para tosar (não muito rente à pele, para não deixá-la muito exposta e ter queimaduras de sol).
    14.  

    15. Gatinhos de uma mesma ninhada podem ter mais de um pai! Isso ocorre porque a gata libera vários óvulos ao longo de alguns dias, quando está no cio. O mesmo pode ocorrer com cadelas.
    16.  

    17. A maioria das línguas do mundo tem uma palavra semelhante para descrever o som que os gatos emitem.

      Português: miau
      Inglês: meow
      Francês: miaou
      Espanhol: maullar
      Grego: Νιάου
      Italiano: miao
      Russo: мяу (myau)
      Bósnio: mjau
      Chinês: 喵 (mião)
      Holandês: meow
      Islandês: mjá

    18.  

    19. O gato de estimação mais antigo que se conhece tem 9.500. Sempre pensávamos que o gatos tinham sido domesticados pelos egípcios, não é? Não! Recentemente, arqueólogos franceses descobriram, em uma tumba no Chipre(3), uma sepultura de um gato, 4000 anos mais antigo do que os encontrados no Egito Antigo.
    20.  

    21. Isaac Newton, o grande cientista que descobriu a gravitação universal em 1665, pode ter sido o inventor do que hoje chamamos de “porta para gato”(4). Diz-se que Newton estava ficando incomodado por ser constantemente interrompido pelo arranhado dos seus gatos na porta da sua sala, na Universidade de Cambridge. Foi quando ele teria chamado um carpinteiro para abrir dois buracos na porta: um para sua gata e um outro, menor, para os filhotinhos.
    22.  

    23. No Egito Antigo, quando o gato de uma pessoa falecia, o tutor raspava as próprias sobrancelhas para refletir sua dor. (5)
    24.  

    25. Um gato tem a habilidade de girar as orelhas 180 graus – com a ajuda de 32 músculos que eles usam para controlá-los.(6)
    26.  

    27. Todo mundo já ouviu falar de macacos e cães no espaço… mas você sabia que um gato também já fez parte dessa história? Em 18 de outubro de 1963, Felicette, também conhecida como ‘Astrocat’ foi a primeira e única felina a ir ao espaço.(7)
    28.  

    29. Os gatos são criaturas bem exigentes quanto ao seu “banheiro”. Se você tiver mais de um em casa, compre uma caixa sanitária para cada um e, de preferência, coloque-as bem longe uma da outra. Gatos tendem a apresentar dominância sobre outros no mesmo ambiente. Por isso que, se deixar duas caixas de areia muito próximas, é provável que um dos gatos domine ambas.(8)
    30.  

E aí? Já conhecia alguma dessas curiosidades?
Conta pra gente!

 

Referências:

(1) catwisdom101.com
(2) petful.com – Cat Owner’s Veterinary Handbook
(3) purina.co.uk
(4) How Stuff Works
(5) Animal Planet
(6) Msn
(7) Space.com
(8) CachorroGato

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

LC7
Olá Costa Show, você sabia que os gatos entendem os humanos e também falam? Graças a novas pesquisas na área da psicologia animal, cientistas descobriram que os gatos entendem as emoções humanas e até mesmo palavras! quer aprender ? acesse https://bit.ly/Vocêsabiaqueosgatosentendemoshumanosetambémfalam7
Administrador Site
Boa tarde!!! Muito interessante!!! Vamos ver sim! Obrigada... <3
LC7
https://bit.ly/Vocêsabiaqueosgatosentendemoshumanosetambémfalam7
Luzimar
Nossa amo esses BBS.muito rico esse texto coisas que não sabia.parabens a todos que formam esse equipe .um forte abraço
Administrador Site
Oi Luzimar!!! Muito obrigada pelo feedback! <3

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: