Home > Curiosidades > 7 raças de cães diferentes e únicas que também amamos!

7 raças de cães diferentes e únicas que também amamos!

14 de julho de 2022
Nenhum comentário

 

Aqui na Costashow adoramos todo e qualquer animal de estimação…

Grandes, pequenos, peludos, sem pelo… são todos igualmente maravilhosos e únicos, né?

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) (1), quase metade dos lares brasileiros possuem cachorros. Os SRD (sem raça definida) são os preferidos, mas as raças seguintes também são muito queridas e conhecidas pelos brasileiros…

Os Poodle, Pinscher, Labrador, Pit Bull, Pomerânia (Spitz Alemão), Bulldog Francês, Shih Tzu e Golden (entre outros) não ficam muito atrás na preferência brasileira.

Mas existem algumas das raças de cães que são meio desconhecidas aqui no Brasil e que também são ótimos peludos de estimação!

Dê uma olhada nessas 7 raças, tão diferentes e únicas que existem pelo mundo!

 

1. Bruxelas Griffon

Bruxelas Griffon

 

Esses peludinhos parecem saídos de um filme do Star Wars, não é? O Griffon talvez seja um Ewok do nosso planeta Terra ou o irmão mais novo do Chewbacca. 🙂 🙂 🙂

Pesando não mais que 12kg, os Griffon têm personalidade forte e exigem atenção o tempo todo. Os cães dessa raça são muito apegados à família, são muito ativos, brincalhões e inteligentes.

Propensos a latir muito, eles devem ser treinados desde cedo se o tutor prefira um pouco mais de silêncio. O “cara de macaco” (como também é conhecido), é originário da Bélgica, onde suas habilidades de caça eram usadas para manter os estábulos livres de ratos e camundongos.

 

2. Klee Kai do Alasca

Klee Kai do Alasca

 

Os Alaskan Klee Kais podem parecer bem iguais aos Huskies à primeira vista, mas tem uma diferença – o seu tamanho. O Alaskan Klee Kais só atingem uma altura máxima de 40cm.

Os Klee Kai são originados de uma mistura dos cães Huskies, dos cães Esquimós Americanos e dos Schipperke (“pequeno pastor”, no idioma Flamengo, que é uma raça canina pequena, originária do começo do século XVI na Bélgica).

De acordo com o American Kennel Club (3), o Alaskan Klee Kais é cauteloso com estranhos, mas muito amigável.

 

3. Boiadeiro australiano de cauda chata (Stumpy tail cattle dog)

Stumpy tail cattle dog

 

O boiadeiro australiano de cauda chata é uma raça de cão ótima para cuidar de gado e tem origem na Austrália.

A raça descende dos cães Smithfield, levados à Austrália no século XIX, onde cruzaram com os dingos (uma espécie de cão selvagem).

A raça “Stumpy-Tail” é ativa e inteligente, tem muita energia e requer muito espaço para queimá-la.

E essa cauda não é cortada, como parece. Quando eles tem cauda (às vezes nem tem), ​​​ela não tem mais do que 10cm de comprimento.

 

4. Wolfhound Irlandês

Wolfhound Irlandês

 

É um lobo? Ou um cavalo? É um… cão?

Sim, são lindos cães.

Os Wolfhounds Irlandeses fazem parte da nossa lista por causa do seu tamanho enorme.

A raça de cão mais alta, o Irish Wolfhound pode chegar a 2 metros de altura, quando estão em pé com as patas traseiras. Isso é mais alto do que a maioria dos humanos!

Os Wolfhounds Irlandeses tem pelagem áspera e dura em várias cores. Esses peludos são calmos demais para serem cães de guarda, mas apenas a visão deles (pelo tamanho) é suficiente para deter intrusos.

 

5. Xoloitzcuintli

Xoloitzcuintli

 

O nome Xoloitzcuintli é asteca, o que faz deste cão a raça mais antiga da América do Norte. O povo asteca acreditava que esse peludo tinha poderes de cura.

Mas, se considerarmos todos os estudos recentes sobre os benefícios dos animais de estimação para a nossa saúde… essa crença asteca não parece tão absurda, não é ?

Os Xoloitzcuintli não têm pelos, exceto por um tufo ocasional na cabeça ou na cauda.

 

6. Pastor Bergamasco

Pastor Bergamasco

 

Embora este cão possa parecer que precisa de uma boa tosa e de higiene, ele é assim naturalmente.

O Pastor Bergamasco tem uma pelagem com “dreadlocks” naturais. E ele tem três pelagens em vez das duas usuais, que são propensas a desenvolver emaranhados.

Essas características físicas únicas podem até parecer uma desvantagem, mas o pelo dos Bergamasco os serviu muito bem ao longo dos 2000 anos de sua história. Seus pelos serviram como camuflagem, isolamento térmico e escudo contra raios solares.

 

7. Orquídea Inca Peruana

Peruvian Hairless

 

O Cão-pelado-peruano é um cão tipo galgo elegante, originário do Peru. Também conhecido como Peruvian Hairless ou apenas Orchid, esses animais são afetuosos cães de companhia. Por serem cautelosos com estranhos, eles são ótimos cães de guarda.

A raça é leal e protetora de sua família.

Uma curiosidade: o nome da raça “Orchid” foi originada pelos espanhois que conquistaram o Peru, no século XV (3). Os exploradores chamaram esses cães de “Perros Flora”, ou “cães de flores”, pois os descobriram entre as orquídeas das casas peruanas.

 


E aí? Você já conhecia essas raças ou já teve algum cão com aparências diferentes assim?

Compartilhe sua história conosco!

 

Referências:

  1. IBGE – Pesquisa Censo Pet (2018)

  2. American Kennel Club

  3. Home Alive Pets

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: