Home > Curiosidades > Animais de estimação correm risco…

Animais de estimação correm risco durante a pandemia?

24 de setembro de 2020
2 Comentários

Fonte imagem: Freepik



Em poucos meses, a pandemia COVID-19 modificou uma série de coisas na vida de todos. Teve medidas de isolamento social intenso, mudanças no cotidiano, home-office, uso de máscaras etc.

Mas, nesse cenário, onde o foco é sempre só nos humanos, como ficaram os animais domésticos neste “novo normal”?

A Organização Mundial da Saúde já afirmou que “não há evidências de que um cão, gato ou qualquer animal de estimação possa transmitir o COVID-19”. Entretanto, mesmo assim, estudos mostram que muitos animais estão correndo um risco maior de abandono, adoção oportunista e maus trados. Tudo resultado da pandemia e do aumento da violência doméstica deste período(1).


Adoções de pets no isolamento social

Uma vez que já é notório que os animais podem fornecer uma série de benefícios para os humanos, incluindo alívio para a ansiedade e solidão, não é de se admirar que muitas pessoas que se isolaram em casa decidiram adotar um companheiro peludo no início da pandemia.

Nos primeiros meses da quarentena, as taxas de adoção foram enormes, e não só no Brasil. Foi também uma tendência mundial. Em abril deste ano, por exemplo, houve um aumento significativo até nas adoções de cães e gatos que estavam há anos nos abrigos.(2)

Apesar dessa estatística positiva, existe um contraponto. Se as pessoas só adotaram animais pelo isolamento durante a pandemia, a tendência é que provavelmente os devolverão aos abrigos na retomada das atividades e na volta ao trabalho presencial. O que já está acontecendo.


O relaxamento do isolamento social e os animais de estimação

Segundo a Folha de São Paulo, as ONGs de proteção animal estão agora relatando que houve um aumento significativo de abandono e e maus tratos nos últimos meses.(3) A “justificativa” seria o aumento do desemprego, a diminuição da renda e a volta ao trabalho presencial, entre outros motivos. Há, ainda, os casos onde os animais de estimação, cujos donos foram vítimas da Covid-19, são descartados pela família.

Segundo a BBC News Brasil, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) afirma que “avalia de forma preocupante a situação do abandono de animais de estimação nesta fase de pandemia”.(4)

Uma outra situação alarmente e triste é o aumento dos casos de maus tratos em animais. Durante o confinamento, as taxas de violência doméstica dispararam em todo o mundo. Segundo a SaferNet Brasil(5), organização sem fins lucrativos que promove a defesa dos direitos humanos, o animal doméstico está se tornando um dos maiores bodes expiatórios para todo esse estresse causado pela situação atual da pandemia, do confinamento e de toda a negatividade resultante da doença.


O que podemos fazer?

Pense bem antes de adotar ou comprar um pet. Saiba que é necessário se comprometer com o cuidado e o bem-estar deles a longo prazo. Quando trazemos um animal para nossa casa, ele se torna dependente de nós!

Portanto, precisamos fazer planos para o cuidado futuro deles, em alguma necessidade. Precisamos saber que,ao ter um bichinho em casa, será necessário ração, cuidados médicos, vacinas. Precisamos saber que precisamos cuidar da higiene deles, da escovação dos pelos e de prevenir parasitas e doenças. Precisamos dar muito amor.


Concluindo…

Só adote ou compre um animal doméstico se você estiver preparado para se comprometer.

Tenha sempre em mente que ter um cão ou gato em casa é um ato de grande responsabilidade. É um compromisso que dura toda a vida do animal e que deve ser consenso com todos da família.




Referências:

  1. The Conversation US – Academic rigor, journalistic flair

  2. https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/06/abandono-de-animais-se-multiplica-na-pandemia-e-atinge-ate-cavalos-e-coelhos.shtml

  3. BBC News Brasil – “A ‘epidemia de abandono’ dos animais de estimação na crise do coronavírus” – 30/07/2020

  4. https://new.safernet.org.br/

  5. Folha do Litoral News – Editorial 21/07/2020

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

verônica
Amo este blog.
Administrador Site
Que bom!!! <3 <3 <3

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: