Home > Curiosidades > Animais de estimação são bons para…

Animais de estimação são bons para crianças?

12 de março de 2021
Nenhum comentário

Fonte imagem: Freepik

 

Seus filhos estão te pedindo algum animal de estimação? Elstão implorando por um gatinho, um cão ou um coelho? É um grande compromisso, não é?

Será que vale a pena o trabalho?

Para te ajudar na tomada de decisão sobre trazer ou não animais de estimação para a família, a Costashow compilou alguns dos motivos pelos quais ter um pet em casa é realmente bom para a saúde e o desenvolvimento dos seus filhos.

 

1. Pets desenvolvem anticorpos

Uma pesquisa realizada pela Dra. June McNicholas, da Universidade de Warwick, e pela empresa farmacêutica Novartis Animal Healt(1) comprovou que as crianças que crescem em casas com animais de estimação têm maior probabilidade de ter um sistema imunológico mais forte e menos probabilidade de desenvolver alergias infantis e asma. Em testes com 138 crianças, com idades entre quatro e 11 anos, descobriu-se que crianças com animais de estimação em casa tinham mais anticorpos IgA (anticorpo encontrado no sistema imunológico que ajuda a combater infecções, como gripes e resfriados).

 

2. Animais de estimação desenvolvem senso de responsabilidade

Tarefas como passear com o cachorro ou escovar os pelos dos animais ensinam as crianças a serem mais responsáveis, além de dar-lhes uma sensação de realização. Ao atribuir tarefas adequadas à idade, as crianças aprendem como é importante cumprir essas obrigações.

Se o peludo gosta de ser escovado, por exemplo, taí um excelente modo de criar mais um vínculo entre a criança e o animal. Com a supervisão de um adulto, a tarefa de escovar os pelos pode ser prazerosa tanto para a criança, quanto para o animal.

Escovas específicas para pelos de animais. Clique na imagem para saber mais.

Cuidar de um animal de estimação também ajuda as crianças a desenvolverem empatia pelos outros. Quando os pais ensinam os filhos a tratar os pets com gentileza e amor, isso se reflete também na maneira de tratar os outros.

 

3. Ajuda no aprendizado

Os peludos podem ajudar as crianças na aprendizagem. Um estudo desenvolvido pelo Reading Education Assistance Dogs (READ)(2) descobriu que animais (principalmente cães) podem ajudar crianças com problemas de desenvolvimento cognitivo, principalmente nas habilidades de leitura. A pesquisa mostrou que alunos relutantes em ler em voz alta na escola, por exemplo, se sentem mais confiantes ao ler para os animais, pois os vêem como um amigo que não faz julgamentos.

 

4. Animal de estimação é sinônimo de companheirismo

Os peludos oferecem conforto e companhia para as crianças, além de evitar que fiquem ansiosas ou retraídas. Recorrer ao seu animal de estimação quando se sentem tristes, com raiva ou com medo, pode ser um fator diferencial muito importante para se sentirem melhores. Também foi demonstrado que acariciar peludos alivia o estresse, ajuda a relaxar, afasta sentimentos de solidão e mantem a a depressão sob controle.

 

5. Peludos e bem-estar

Talvez um dos maiores benefícios de ter animais de estimação na infância seja simplesmente que eles fazem as crianças felizes… Brincar e interagir com os peludos é muito divertido – e vai alegrar o dia de qualquer criança. Além disso, já foi comprovado que a interação com animais aumenta os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores que atuam no corpo humano para gerar sensação de prazer e bem-estar.(3)

Além disso, ter um peludo em casa ajuda a proporcionar um estilo de vida mais saudável, porque incentiva as crianças a sair, brincar e correr.

Confira esses brinquedos que crianças e cachorros podem usar juntos!

Brinquedos para cães. Clique na imagem para saber mais.



6. Os animais de estimação podem unir a família

Ter um animal de estimação também pode aproximar pais e filhos. Ao se unirem para cuidar dos peludos da casa – de exercícios a higiene e alimentação -, a família trabalha em equipe e com a cooperação de todos. Mesmo em coisas simples, como levar o cachorro para passear ou ficar responsável pela alimentação, essas tarefas podem ajudar a construir e fortalecer o vínculo familiar.

 

Conclusão

Crescer com um animal de estimação pode enriquecer a vida das crianças de muitas maneiras.

Assim, com tantos benefícios, ter um peludo na família pode ser um dos maiores presentes que podemos dar aos nossos filhos.

Se você teve um pet quando era criança, conta pra gente como foi sua experiência!

 

Referências:

  1. Universidade Warwick

  2. READ

  3. Purina – England

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: