Home > Curiosidades > Como apresentar a casa e a família ao seu recém chegado cãozinho

Como apresentar a casa e a família ao seu recém chegado cãozinho

12 de dezembro de 2018
4 Comentários

 

Ter um cãozinho de estimação fazendo parte da família é uma experiência fantástica. Mas para que o novo membro da família saiba como se comportar em sua nova casa é preciso mostrar-lhe tudo o que ele pode ou não fazer, como deve interagir com as pessoas, quais são os brinquedos dele e também qual o local em que ele deve urinar e defecar.

Para que tudo isso ocorra de forma agradável para o cão, é necessário passar essas informações com muita naturalidade para que ele realmente compreenda como deve se comportar no dia a dia. No entanto, é nesse ponto que muitos donos acabam errando.

Para Ricardo Tamborini, adestrador e especialista em comportamento canino, a maioria das pessoas compra ou adota um cachorro, seja adulto ou filhote, e simplesmente o deixa explorar a casa.

“Os donos se esquecem de apresentar a ele todos os membros da família e quais cômodos da casa ele pode frequentar livremente. E, assim, o pobre cachorro não tem ideia do que está acontecendo ou de onde ele está”, ressalta.

Pode até parecer engraçado ver o cachorro acanhado no início e, minutos depois, vê-lo eufórico, correndo por toda a casa. Mas isso não é sinal de que está tudo sob controle. Pelo contrário. O especialista explica que, quando o cão é solto em um ambiente completamente desconhecido, sem qualquer direcionamento, todas essas associações iniciais irão se manter. “Sem a orientação dos donos, o cão irá agir de acordo com aquilo que aprendeu sozinho e, na maioria das vezes, irá fazer o oposto do que a família deseja”, destaca.

Quando trazemos um animal para casa, devemos pensar que, apesar de aconchegante (para nós), é um local que não é familiar ao cão, pois os cheiros são diferentes daqueles a que já estava acostumado e as portas fechadas parecem não oferecer nenhuma saída. E para piorar: se na casa já morou um outro animal de estimação, por conta do seu olfato extremamente apurado, o cheiro do antigo pet o deixará com receio de invadir o território.

Para Tamborini, o ideal é que a introdução do cão ao novo lar seja feita lentamente. “Comece com a sala, que é o local onde ele vai encontrar a comida e a água. Deixe-o ver você preparando a comida e colocando a água dele. Isso mostra ao animal que ele depende de você para se alimentar e ajuda a estabelecer a sua liderança. Ao colocar a ração no pote, vá chamando pelo nome, a fim de que ele associe seu nome a um momento agradável, que é a hora da refeição. Chame-o pelo nome também na hora de brincar, dar carinho e passear, pois ele irá associar seu nome com algo de que realmente gosta muito”, ensina.

Após ter se alimentado, o animal fica mais relaxado. Esta é a hora de mostrar-lhe o resto da casa, evitando os cômodos onde ele não deverá entrar no futuro. Depois de completar o passeio pela casa, será a hora de apresentar cada um dos membros da família, um de cada vez.

Deixe-o cheirar primeiro, procurando deixá-lo o mais à vontade possível para que, sozinho, vá até as pessoas e busque conhecê-las. Forçar a aproximação nesse primeiro momento é bem desconfortável para o cão e pode deixá-lo amedrontado. Por isso, muitas vezes o cachorro fica inquieto no colo e demonstra querer ficar no chão, descobrindo ainda mais o local. O dono deve se lembrar de que um líder não vai aos seus seguidores, e sim os seus seguidores é que chegam até ele.

Após se alimentar, conhecer a casa e sua nova família, é muito provável que o cão esteja com vontade de defecar e urinar. Mostre-lhe onde fica o seu banheirinho.” Uma dica bacana é usar algum atrativo que deve ser colocado no jornal ou no tapetinho higiênico. Utilizar a própria urina do cãozinho no jornal ou tapetinho o deixará mais à vontade para se aliviar e facilitará esse aprendizado”, explica o especialista.

Essas dicas são bem simples e básicas. Seguindo este passo a passo é possível ter um ótimo cão, comportado e muito obediente.

Fonte: Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino
www.ricardotamborini.com.br

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

http://Gregorpodnar.com
Somebody essentially assist to make seriously articles I would state. This is the very first time I frequented your website page and up to now? I surprised with the analysis you made to make this actual submit extraordinary. Great job! http://Gregorpodnar.com/vadim-fishkin_molecules-straws/
Kent
Greetings! Very useful advice within this article! It's the little changes that make the largest changes. Thanks a lot for sharing! Wow, this piece of writing is pleasant, my sister is analyzing these things, therefore I am going to convey her. I will right away seize your rss feed as I can not in finding your email subscription link or newsletter service. Do you have any? Please permit me recognize so that I may just subscribe. Thanks. http://foxnews.net/
Thenewsflashcorporation.net
I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great. I do not know who you are but definitely you are going to a famous blogger if you are not already ;) Cheers! http://thenewsflashcorporation.net/eletra/site_signup_top.cfm?return=http://Standardoysterco.com
Thenewsflashcorporation.net
I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great. I do not know who you are but definitely you are going to a famous blogger if you are not already ;) Cheers! http://thenewsflashcorporation.net/eletra/site_signup_top.cfm?return=http://Standardoysterco.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: