Fonte: Freepik.com
Cães e crianças fazem a melhor combinação possível, não é?
Além de serem uma fonte inesgotável de alegria, os cães são o exemplo perfeito de amor incondicional. E mais, têm energia suficiente para manter nossos filhos entretidos por horas.
Mas escolher o cão que vai ser perfeito para seu filho – e que também seja o certo para o resto da família – exige um pouco de pesquisa.
Por isso, compilamos algumas coisas a levar em conta antes de adicionar o membro peludo à sua família. Também vamos dar sugestões sobre as raças que podem se adaptar melhor às suas necessidades.
Três coisas devem ser levadas em consideração antes de levar um cão para casa.
São eles: o seu estilo de vida, o seu orçamento e a aceitação do peludo pela família toda.
Mas, além disso, temos que fazer as seguintes análises:
Algumas pessoas não se preocupam muito com o tamanho de um cachorro, desde que seja adequado ao seu estilo de vida. Se morar em casa, cães grandes podem ficar tanto dentro quanto fora de casa. Os cães menores se adequam melhor em apartamentos.
Filhotes são como bebês. Eles exigem que alguém fique em casa e os vigie, pois são jovens e curiosos sobre tudo. Eles precisam de ter pessoas balizando suas ações ou espaço dedicados com muitos brinquedos para distraí-los. Cães adultos são geralmente mais calmos e não requerem tanto tempo e esforço, mas deve-se certificar se sobre seu temperamento e se está acostumado a ficar perto de crianças.
Como as pessoas, os cães têm personalidades e temperamento diferentes, independente da raça. Alguns cães são medrosos,enquanto outros são confiantes. Cães nervosos ou ansiosos são excelentes cães de guarda, pois são mais propensos a alertá-lo da presença de pessoas desconhecidas. Por outro lado, um cachorro confiante tende a ser mais amigável.
Cães enérgicos são mais ativos e requerem tutores que tenham um estilo de vida igualmente ativo, pois requerem muito exercício. Outros cães são mais calmos e gostam de cochilar ou se dedicar a atividades que gastam menos energia.
A alergia por animais domésticos acontece porque eles eliminam pelos, pele descamada e resíduos que não conseguimos ver a olho nu, mas que inalamos durante a respiração. Nesses casos, pode-se dar preferência aos chamados “cães hipoalergênicos”(1). Os mais populares são: Bichon Frise, Poodle, Maltês, Schnauzer e Spaniel d’água irlandês, entre outros.
O dinheiro necessário para cuidar do cachorro é um custo que não se pode evitar. E esse custo também será diferente para raças diferentes. Por exemplo, um cão maior exigirá mais comida. Cães com pelo comprido precisam de mais cuidados, especialmente se viver em clima tropical. Os cães de raça pura também são mais propensos a problemas genéticos, então você pode acabar gastando muito mais nas contas do veterinário do que imaginava.
Mas todos precisam de cuidados básicos de higiene, saúde, vacinação e remédios.
Os cães podem ensinar às crianças responsabilidade, compaixão e cooperação – ao mesmo tempo que são os melhores companheiros de brincadeira que alguém pode pedir.
Mas, antes de adotar ou comprar um peludo, é sempre uma boa ideia pesquisar a melhor raça para seus filhos e seu estilo de vida.
Alguns cães se dão melhor como companheiros de brincadeiras para crianças mais velhas, enquanto outros têm almas gentis e pacientes mais adequadas para os mais pequenos. Se você tem filhos pequenos em casa, considere adotar um cão mais velho também.
De acordo com o American Kennel Club(1), fizemos um resumo das raças de cães mais comuns para crianças:
Bichon Frise
Dachshund
Boxer
Labrador
Golden Retriever
Pug
Pastor Alemão
Basset
Buldogue Francês
Poodle
Cocker Spaniel
Collie
Spitz
Husky Siberiano
Não se esqueça de criar uma programação familiar para caminhadas, brincadeiras, alimentação e cuidados pessoais! Com essas raças de cães doces e amorosos como essas, sua família não será capaz de imaginar a vida sem seu amigo canino.