Home > Curiosidades > Conheça alguns dos cães mais famosos…

Conheça alguns dos cães mais famosos de todos os tempos

2 de maio de 2020
2 Comentários

 

Os cães são, realmente, os melhores amigos do homem, e eles provaram isso ao longo da história.

Desde o início dos tempos, os cachorros têm sido nossos companheiros de vida.

Enquanto alguns patudos se tornaram famosos devido aos seus donos também famosos, outros ganharam seu lugar na história ao mostrar grande devoção, compaixão ou, até mesmo, heroísmo.

Seja qual for o motivo, todos eles merecem ser lembrados.

Vamos lá ver alguns?

 

HACHIKO

Foto: Unknown author – “Showa Day by Day” volume 4, Kodansha Co., 1989.『昭和 二万日の全記録 第4巻』講談社、1989年、p.53, Public Domain

 

A história do cão Hachiko, da raça Akita, mais uma vez nos comprova como os cães são carinhosos, dedicados e leiais.

Hachiko e seu dono, Hidesaburo Ueno, moravam em Shibuya, no subúrbio de Tóquio, perto da estação de trem.

Hidesaburo, professor da Universidade de Tóquio, ia e voltava de trem do trabalho para casa, todos os dias. E todos os dias, na mesma hora, Hachiko esperava seu humano na estação para cumprimentá-lo e acompanhá-lo até em casa. Essa rotina se repetiu por anos.

Mas, em 21 de maio de 1925, o professor não apareceu na estação. Infelizmente, ele tinha sofrido um AVC fatal durante uma reunião na universidade.

Mas Hachiko, mesmo assim, continuou retornando à estação de Shibuya por nove anos, esperando por seu mestre retornar.

E sua história se tornou famosa. Por algumas vezes, tentaram adotá-lo, mas ele sempre fugia. Passou, então, a ser alimentado pelos passageiros dos trens.

Em 8 de março de 1935, com 11 anos, ele deu seu último suspiro no mesmo lugar onde, por anos a fio, esperou por seu dono. A morte de Hachiko foi noticiada nas primeiras páginas dos principais jornais japoneses e as pessoas ficaram inconsoláveis com a notícia. Um dia de luto foi declarado.

A devoção de Hachiko ao seu mestre impressionou o povo japonês e ele se tornou símbolo de dedicação e fidelidade. Para homenageá-lo, foi esculpida uma estátua de bronze de Hachiko e colocada em frente à estação de Shibuya.

 

FIDO

Fonte imagem: Thinkstock

Fido teve uma história muito parecida com a do Hachiko, mas que ficou menos conhecida.

Seu nome significa “fiel” em latim, e as coisas que ele fez… certamente justificaram seu nome.

Fido foi encontrado ferido em novembro de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, por Carlo Soriani, um trabalhador de tijolos na província da Toscana de Florença, Itália. Soriani levou Fido para casa e cuidou dele. Nascia ali, uma amizade para toda vida…

Fido amava Soriani, e sempre o acompanhava até o ponto de ônibus a caminho do trabalho, e estava sempre lá esperando sua volta.

Dois anos depois, Soriani foi morto em um dos muitos bombardeios das fábricas de Toscana. No entanto, Fido continuou voltando ao ponto de ônibus, esperando por seu tutor, pelos próximos 14 anos.

No dia 9 de junho de 1958, Fido vem a falecer nesse mesmo local.

 

RIN TIN TIN

Fonte imagem: Warner Bros

Depois de ser salvo das trincheiras da Primeira Guerra Mundial, esse pastor alemão se tornou a primeira estrela de cinema canina. Rin Tin Tin (ou somente Rinty) foi encontrado em um campo de batalha francês pelo soldado americano Lee Duncan.

Ao voltarem para os EUA, Duncan treinou Rin Tin Tin e conseguiu alguns papéis pequenos em alguns filmes mudos.

A primeira grande oportunidade de Rinty ocorreu em 1929, quando ele conseguiu um papel na empresa de cinema Warner Bros, no filme “Onde o Norte Começa”.

Tanto o filme, quanto Rin Tin Tin, foram um enorme sucesso de público. Depois desse primeiro, o ator-cachorro estrelou mais 27 filmes, ganhando fama mundial. Alguns acreditam até que ele seria o responsável por evitar a falência da Warner Bros , na época.

Depois que o cão Rin Tin Tin original morreu em 1932, o nome foi dado a vários cães pastores alemães, que também apareceram em histórias fictícias no cinema, rádio e televisão. A série da TV mais famosa foi “As Aventuras de Rin Tin Tin” (de 1954 a 1959), com 164 episódios, reprisada no Brasil até meados dos anos de 1970.

 

LASSIE

Fonte imagem: Metro-Goldwyn-Mayer

 

Você simplesmente não pode ter uma lista de cães famosos… sem o cão mais famoso do mundo.

E essa seria a Lassie, é claro, apesar de ser um personagem fictício.

Com filmes de 1943 a 2007, Lassie foi primeiro retratada nos filmes por uma Collie chamada Pal e, depois, por dez gerações de seus descendentes.

Embora a personagem de Lassie seja fêmea, houve várias ocasiões em que ela foi interpretada por um Collie macho. Isso ocorreu porque os machos dessa raça têm um pelo mais espesso no verão, o que os tornam mais “fofinhos”.

 

LAIKA

Fonte imagem: Thinkstock

A cadela famosa com a história mais triste de todas foi a Laika, o primeiro animal a orbitar a Terra. Essa história definitivamente não tem um final feliz.

Laika, que era uma vira-lata perdida nas ruas de Moscou, foi selecionada para ocupar a espaçonave soviética Sputnik 2, lançada no espaço em 3 de novembro de 1957.

As coisas correram bem no início, mas quando se tratava de voltar à Terra, a tecnologia da época não incluía um mecanismo de retorno. Autoridades soviéticas disseram que Laika foi sacrificada antes do esgotamento de oxigênio, no sexto dia de órbita. Mas, em 2002, foi revelado que ela realmente tinha morrido apenas algumas horas após o lançamento, devido ao superaquecimento do foguete.

Como homenagem às suas realizações, em 2008, foi erguido um monumento a Laika perto do centro de pesquisa militar russo, onde ela ficou antes do lançamento espacial.

 

E aí, você conhecia ou lembrava desses cães? Conta pra gente!

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Raquel silva
Eu não sabia da laika até 2 semanas atrás, e o Fido nunca ouvir falar sobre ele. Mas fiquei chocada sobre a Laila, terrível o que foi feito !
Administrador Site
Verdade... muito triste mesmo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: