Home > Curiosidades > Dicas para o cuidado dos seus cães idosos

Dicas para o cuidado dos seus cães idosos

9 de junho de 2023
4 Comentários
Dicas para o cuidado dos seus cães idosos

Foto: iams.com

 

Conforme os cães envelhecem, cuidar deles pode se tornar uma tarefa mais difícil, que, muitas vezes, necessita de adaptações da antiga rotina.

Eventualmente chegará o dia em que você perceberá que seu neném peludo está ofegando um pouco mais forte depois de uma longa caminhada ou lutando para subir na cama… Com o passar dos anos, os animais domésticos se tornam menos móveis, sua audição e visão não são tão boas quanto antes e eles ficam mais sujeito a doenças. É nessa hora que precisamos nos ajustar às necessidades dele.

 

Necessidades básicas de cães mais velhos

Entre as coisas básicas que os tutores precisam saber diz respeito à alterações de temperatura no ambiente em que vivem e o impacto disso em pets envelhecidos. Assim como os humanos, cães idosos são normalmente mais sensíveis a temperaturas muito altas ou muito baixas, devido a mudanças em seu metabolismo. Nos climas frios, mantenha-os aquecidos e não os deixem do lado de fora por muito tempo… e no calor, cuidado redobrado para evitar a desidratação.

Saiba mais sobre cuidados do seu pet em no frio e no calor, nessas duas matérias…

 

Lembre-se dos dentes do seu pet

A higiene dental continua sendo muito importante à medida que seu patudo envelhece. A escovação regular ajudar a prevenir cáries e doenças na gengiva, que muitas vezes são dolorosas.

Se o seu cão não gosta de escovar os dentes, experimente colocar a pasta dental no dedo e deixá-lo lamber. Pode também usar umaa gaze ou uma dedeira (tudo específico para o uso animal). O que for mais confortável para o seu pet. Em alguns casos de tártaro deve-se consultar o veterinário, para uma avaliação uma vez que precisa.

 

Cuidado com a dieta

Cães idosos geralmente têm problemas alimentares, incluindo problemas de mastigação, falta de apetite, obesidade e dificuldades digestivas. Consulte o veterinário sobre a dieta ideal para seu cãozinho e peça um plano de exercícios para que se possa manter, principalmente, o peso ideal.

 

Exercite o corpo do peludo

Como as pessoas, os cães idosos podem sentir dor ou ter dificuldade ao realizar atividades físicas que antes costumavam gostar. No entanto, o exercício continua sendo fundamental para sua saúde e bem-estar. Uma dica simples é levá-lo para caminhadas curtas e suaves, monitorando sua respiração para ter certeza de que ele está bem e se divertindo.

 

Consulte o veterinário com mais frequência

Leve seu idosinho para consultas veterinárias pelo menos duas vezes por ano. Cães idosos podem precisar de exames de sangue, cuidados dentários e medicacações/suplementos adicionais. Além disso, muitas raças têm predisposição para certas doenças, como artrite, displasia do quadril, câncer e diabetes. A detecção precoce pode ajudar no tratamento, antes que se torne um problema grave.

 

Adapte sua casa

Animais de estimação mais velhos podem precisar de acomodações e ajustes especiais. Para cães com displasia de quadril ou problemas nas articulações, por exemplo, considere construir uma rampa ou escada especial para que eles possam entrar no carro ou se juntar a você na cama ou sofá. Mantenha comida e água em áreas de fácil acesso, especialmente se ele tiver problemas de visão. Camas aquecidas podem aliviar as dores nas articulações, principalmente se vocês vivem em uma região de clima mais frio.

Pequenos degraus feitos de material macio são uma ótima dica. Foto internet

Uma outra dica é colocar superfícies antiderrapantes no chão, para evitar quedas e ajudar na locomoção.

 

Vacinação

Não importa a idade do seu cão quando se trata de proteção contra pulgas, carrapatos e vermes.

Mas para ter a orientação correta quanto às medicações e vacinas necessárias, em qualquer idade, consute sempre o médico veterinário de sua confiança. Ele vai te indcar as melhores opções.

 

Fique sempre atento!

Monitore mudanças de comportamento, apetite, perda ou ganho de peso, problemas dentários, peso e quaisquer caroços, inchaços ou lesões no corpo do animal. Qualquer mudança nos hábitos também é um sinal de alerta e é necessário levá-los ao veterinário o quanto antes.

 

Então…

Cuidar de um cão idoso pode envolver um pouco mais de trabalho do que você está acostumado, mas proporcionar uma vida melhor ao seu companheiro de toda uma vida é uma experiência profundamente gratificante.

Seu peludo foi seu filho, companheiro e amigo há tantos anos – nada mais natural do retribuir o amor enorme que ele te deu incondicionalmente, cuidando dele quando ele mais precisa de você…

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Joana darc dos Reis Campos
Muito Obrigada pelas dicas pois tenho uma idosa de 18 anos e estamos cuidando para que ela tenha um pouco mais de qualidade de vida.
Administrador Site
Olá Joana, se sua idosinha já tem 18 anos, isso quer dizer que ela sempre foi muito bem cuidada. Parabéns! <3
Lucília Gomes Costa
Meu cachorro é de porte pequeno,mas já está idoso. Era de uma sobrinha, que pouco antes de falecer com câncer,pediu pra eu cuidar dele.Como não atendê -la? Faço de tudo pra que ele supere a falta dela. Já fazem quatro anos que está comigo. Perdeu a visão e audição. Tenho o maior cuidado e carinho com ele. Chora muito de manhã quando acorda e a noite antes de dormir.Isso é normal na idade dele? Gostaria saber alguma dica para melhorar a situação dele.Dorme agasalhado com roupa e cobertores . O texto muito bom.
Administrador Site
Olá Lucilla, isso que você está fazendo é realmente muito gratificante, né? Sobre o choro, talvez seja melhor consultar um médico veterinário. Ele pode estar com alguma dor. Abraços!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: