Home > Curiosidades > Por que os animais domésticos fazem…

Por que os animais domésticos fazem tão bem às mulheres? Veja 6 razões incontestáveis.

5 de março de 2021
2 Comentários

Fonte foto: Freepik

 

Todo mundo sabe que ter um animal de estimação em casa traz muitos benefícios, não é?

Mas hoje vamos falar especificamente de como um pet pode melhorar o bem-estar geral e a qualidade de vida das mulheres…


Peludos são ótimos para aliviar o estresse

Em comparação com os homens, estudos comprovam que as mulheres têm duas vezes mais chances em desenvolver depressão.(1) A ansiedade e depressão podem ter causas biológicas (mudanças hormonais) ou por razões socioculturais que as mulheres enfrentam. Hoje em dia, muitas mulheres são as principais responsáveis pelo sustento da casa. Além de trabalhar em empregos de tempo integral, fazem malabarismos pelas várias tarefas domésticas também. Para reduzir a ansiedade e uma possível depressão, especialistas sugerem que se tenham pets em casa, já que os animais podem ser um poderoso aliado para o alívio psicológico. Os patudos podem ajudar a reduzir não apenas a pressão arterial, mas também os hormônios do estresse “prejudiciais”, como o cortisol, que está associado à depressão e à ansiedade. Por outro lado, os peludos aumentam os hormônios “benéficos”, como a oxitocina, que está ligada à felicidade e ao relaxamento. Nada mais gostoso do que voltar para casa todos os dias e ser recebido(a) com um rabinho abanando… esse amor incondicional é um dos melhores remédios para recuperar o bom humor.

 

Animais de estimação ajudam a evitar o sedentarismo e problemas cardíacos

Infelizmente, segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC)(2), doenças cardiovasculares e derrames causam 1 em cada 3 mortes de mulheres a cada ano. A boa notícia é que há evidências de que ter um pet, especialmente um cão, está associado a níveis mais baixos de colesterol. Além do apoio social que fornecem, um cachorro oferece motivação para sair e se movimentar diariamente. Pessoas que possuem animais de estimação tendem a se exercitar mais e serem menos sedentárias. Caminhar, correr ou fazer caminhadas são algumas das atividades que você pode realizar com seu peludo e ainda ajuda a manter seu coração forte e saudável…

 

Animais de estimação são ótimos na socialização

Segundo estudo realizado pela revista científica Anthrozoos(3), animais de estimação melhoram a vida social de homens e, principalmente, de mulheres. Os cães, por exemplo, pela sua natureza social amigável, são ótimos para quebrar o gelo entre estranhos. Além disso, os pesquisadores descobriram que existe um padrão comportamental diferente em relação a pessoas que estão com cães – elas recebem mais sorrisos e olhares amigáveis. E sempre é mais fácil puxar conversa e fazer amizade com alguém que também está com um peludo. O aumento de restaurantes, lojas e hotéis “pet friendly” são também ótimos lugares para interagir com outras pessoas.

 

Animais de estimação despertam os instintos maternos

Muitas mulheres concordam que cuidar de um animal de estimação desperta seus instintos maternos. Quando um pet entra em sua vida, é muito provável que ela cuide dele como se fosse seu filho. Ter um animal de estimação alguns anos antes de ter um filho pode, inclusive, ser um jeito benéfico para a mulher despertar instintos de cuidado. Além disso, com a posse de um animal de estimação vêm as responsabilidades adicionais, a necessidade de estabelecer uma rotina e de tomar decisões, aumentando o comprometimento entre o cônjuge/parceiro, entre outros benefícios.

 

Cães fornecem suporte emocional às grávidas

Um estudo realizado pelo Dr. Carri Westgarth(4), da Universidade de Liverpool em Londres, sugere que as mulheres que têm cães em casa têm uma taxa menor de sobrepeso durante a gravidez, em comparação às que têm outro tipo de animal de estimação ou não têm nenhum. Um dos motivos é que as mulheres grávidas com cachorros tendem a ter, em média, 150 minutos de atividade física por semana, contribuindo, assim, para a boa forma física da futura mamãe – sempre com o auxílio do seu médico e do veterinário do seu pet. Atividade física moderada durante a gravidez ajuda a prevenir complicações no parto e reduz as possibilidades de partos prematuros. Além do bem-estar físico, as saídas com o pet normalmente envolvem atividades agradáveis, reconfortantes, estimulantes e saudáveis, favorecendo seu equilíbrio emocional também.

 

Animais de estimação nos incentivam a viver o hoje e o agora

Com essa lista interminável de coisas a fazer todo dia, pode ser difícil para as mulheres acalmar a mente e aproveitar o precioso momento do “agora”. Enquanto nossas mentes correm continuamente com os pensamentos ao longo do dia, nossos animais de estimação aproveitam a vida de forma muito mais simples. Os peludos não se arrependem do passado nem se preocupam com o futuro, como as mulheres costumam fazer. Eles também nos ensinam a encontrar alegria nos prazeres simples e dão amor sem julgamento. Em última análise, tanto as mulheres quanto os homens podem obter algumas lições de vida valiosas de nossos companheiros patudos. Em outras palavras… os nossos animais de estimação nos ajudam a sermos pessoas melhores!




Referências:

  1. Hospital Santa Mônica

  2. Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC)

  3. Anthrozoos

  4. Researchgate.net

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Mônica Areias
Adorei!!!
Administrador Site
Ficamos felizes!!!! :)

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: