Home > Curiosidades > Seu gato está destruindo a casa? Veja 6 dicas que podem te ajudar!

Seu gato está destruindo a casa? Veja 6 dicas que podem te ajudar!

10 de setembro de 2021
Nenhum comentário

Fonte da foto: WhycatWhy.com

 

Indiscutivelmente, os gatos são muito fofos. Também é indiscutível que eles podem causar alguns problemas em casa, não é?

Com certeza muitos de vocês já voltaram para casa um dia (ou vários dias) e encontraram tudo destruído. Não só móveis arranhados e almofadas destruídas, mas também vasos tombados, xixi nos lugares errados etc.

A notícia boa é que, com um pouco de esforço e treinamento, você pode impedir que seu gato destrua seus móveis.

A Costashow compilou 6 dicas para te ajudar a proteger a sua casa.

 

Mas por que os gatos fazem essas travessuras?

Existem vários motivos pelos quais os gatos desejam arranhar objetos e móveis. Basicamente os gatos destroem a casa porque estão entediados, frustrados ou ansiosos. Especialistas acreditam que esse comportamento funciona como uma válvula de escape para essas sensações negativas.

Então, como podemos impedir que nossos gatos arranhem nossa mobília ?

 

  1. Compre um arranhador para gatos

Esse produto existe em todas as formas e tamanhos, desde os modelos verticais tradicionais aos quadrados horizontais. Há também grande variedade de texturas usadas, como corda e carpete macio ou grosso. Esses tecidos possuem texturas que permitem que os gatos afundem bem as suas garras.

Foto: Internet

 

  1. Use sempre uma caixa de areia por gatinho

Você não quer que sua mobília fique manchada! Uma boa ideia é comprar uma caixa sanitária para cada gato da casa. E, para ficar ainda mais seguro, compre uma extra… só para garantir.

Depois que seu gato reconhece a “sua” caixa de areia, “acidentes” não devem acontecer novamente. Além disso, as caixas sanitárias devem ser grandes o suficiente, de acordo com o tamanho do animal.

 

  1. Forneça exercícios e estimulação

Brincar com seu gato ajuda para liberar o estresse acumulado! E melhor, ainda ajuda a criar um vínculo amoroso entre você o bichano.

 

  1. Reeduque comportamentos negativos

Se você vir seu gato arranhando alguma coisa inadequada, redirecione-o suavemente para uma área apropriada ou um arranhador. É importante nunca gritar com seu gato e (muito menos) bater nele para desencorajar os arranhões, pois essa forma de punição apenas o ensinará a evitar VOCÊ.(1)

Também pode ser possível oferecer uma recompensa a cada novo acerto no processo de aprendizagem. Ou seja, você pode fornecer uma recompensa adicional assim que eles arranharem a área correta. Por exemplo, ofereça uma guloseima como incentivo ao reflexo condicionado – base da teoria de Pavlov sobre respostas comportamentais.(2)

 

  1. Dê muito carinho ao seu gatinho

Você fica longe de casa com frequência?

Comportamentos negativos podem ser também um apelo para você prestar mais atenção nele.

Use brinquedos para gatos, cafunés e carinhos ou exercícios físicos para se relacionar com ele.

Passar mais tempo com seu gato o tornará menos destrutivo.

 

  1. Torne os alvos dos gatos menos atraentes

Os sofás que se viram alvo de arranhadas (e de outras coisas não agradáveis) podem ser protegidas de forma natural. Basta borrifar com uma mistura de eucalipto e limão.(3)(4)

Essa mistura possui um aroma refrescante para os seres humanos, mas é um repelente perfeito para os gatos, já que eles acham o cheiro desagradável. Como é uma mistura natural, não faz mal nem para os gatos nem para a sua família.(4)

Os vasos de plantas dentro de casa também podem se tornar menos atraentes ao se colocar borra de café na terra.

 

Conclusão

Infelizmente, alguns comportamentos inatos dos gatos tornam-se destrutivos dentro dos limites de uma casa. Como tutores, precisamos encontrar um equilíbrio entre proteger nossos objetos de valor e a saúde de nossos gatos, ao mesmo tempo em que satisfazemos suas necessidades.

Em alguns casos, consultar um veterinário ou veterinário especialista em comportamento pode ser extremamente útil para lidar com esses problemas. Planejar estratégias eficazes é fundamental para que você e seu gato vivam em paz e com boa saúde.

Afinal, evitar danos às mobílias fica muito mais barato do que substituí-las, não é? Então, com um pouco de tempo, paciência e as ferramentas certas, você e seu amigo felino podem ficar em harmonia novamente.

 

 

Referências:

  1. RSPCA Knowledgebase

  2. Teoria de Pavlov: Basicamente essa teoria diz que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. (Wikipedia)

  3. Receita do Spray: 1/4 litro de água, 20 gotas de óleo essencial de eucalipto e 10 gotas de óleo essencial de limão. Misture todos os ingredientes em uma garrafa com spray e pulverize nos lugares que gostaria de afastar seus gatos. Lembre-se que essa mistura pode ser prejudicial plantas e flores. Não coloque diretamente sobre o animal e muito menos permita que ele o ingira.

  4. Revista Meus Animais

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: