Home > Saúde Animal > Vacinação em cães e gatos. É necessário mesmo?

Vacinação em cães e gatos. É necessário mesmo?

12 de setembro de 2022
Nenhum comentário

Vacinas nos animais domésticos

 

As vacinas em animais domésticos são um dos fatores mais importantes no cuidado da saúde dos pets, porque com elas evita-se uma série de doenças infecciosas que podem ser contraídas ao longo da vida.

A vacinação proporciona imunidade sobre essas doenças, ou seja, faz com que o organismo crie anticorpos necessários para que, em caso de contágio, o animal esteja preparado para combatê-las.

Por outro lado, a imunização também previne as zoonozes, que são doenças transmitidas de animais para nós, humanos. E podem ser doenças graves, como a Leishmaniose e a Raiva…

Evitar todos esses problemas é simples: basta que as vacinas sejam aplicadas corretamente, seguindo o calendário de vacinação. Por isso, mantenha a carteira de vacinação em dia e não permita que seu animal de estimação vá à rua sozinho ou fique em contato com outros animais não vacinados.

 

Quais as doenças mais comuns em cães e gatos?

As doenças mais comuns e que mais matam os cães são:

  • Leptospirose
  • Parvovirose
  • Cinomose
  • Coronavírus Canina
  • Hepatite infecciosa
  • Parainfluenza
  • Raiva.

As doenças que mais acometem os gatos são:

  • Panleucopenia
  • Rinotraqueite
  • Calcivirose
  • Leucemia Felina
  • Raiva

Calendário de Vacinação

No Brasil, não existe um calendário oficial de vacinação. Mas, usualmente, inicia-se aos 45 dias de vida, com a múltipla canina (V8 ou V10), seguida de duas repetições com um período de 3 ou 4 semanas entre elas. Mas esse protocolo pode variar muito.

Cabe apenas ao médico veterinário recomendar qual o momento ideal da vacinação e contra quais doenças o animal deve ser imunizado.

Conclusão

A vacinação está atrelada à saúde do animal, sendo uma medida preventiva para que seu pet tenha melhor qualidade de vida. Então sim, é uma coisa muito importante.  Prevenir sempre, ao invés de deixar que o pet corra o risco de contrair uma doença e tenha que arcar com suas consequências, não é? Saiba mais sobre cuidados com a saúde do seu animal doméstico clicando aqui.

Infelizmente, muitos tutores acreditam que a imunização deve ser realizada somente em filhotes. E isso não é correto. Apesar do calendário inicial ter várias doses de reforço, as vacinas são um cuidado que deve ser adotado por toda a vida do animal.

Mantenha a carteira de vacinas em dia e acompanhe de perto qualquer alteração na saúde do seu cão ou gato. É preciso estar atento. Deixar a vacinação de lado pode deixar seu animal ainda mais vulnerável a doenças graves e fatais.

Mas lembre-se, a aplicação da vacina é de responsabilidade única do Médico Veterinário, pois somente ele está apto a examinar o animal e saber se este está livre de qualquer enfermidade que possa prejudicar a imunização.

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: