Home > Saúde Animal > Saiba a importância da castração em…

Saiba a importância da castração em cães e gatos

24 de maio de 2019
Nenhum comentário



Ainda existem muitas dúvidas e mitos sobre a castração, apesar de ser hoje uma das cirurgias mais realizadas nas clínicas e hospitais veterinários do Brasil. Apesar de ser um procedimento cirúrgico que requer cuidados, trata-se de algo simples e normalmente tem a recuperação é rápida.


O que é?

Castração é a esterilização de um animal (macho ou fêmea), praticada para fins de controle reprodutivo. Ela normalmente é feita através de procedimento cirúrgico que, nas fêmeas, remove o útero e os ovários e, nos machos, os testículos. Ao final da cirurgia, o médico veterinário fecha a incisão com pontos na parede abdominal (musculatura) e na pele, mas normalmente são poucos e muitas vezes não há nem mesmo a necessidade de retirá-los.

A castração é indicada tanto para cães quanto para gatos.

Mas, por que se deve castrar?

Antes de mais nada, a decisão de se castrar um pet deve ser feita pelos tutores do animal juntamente com um médico veterinário.

Uma das razões principais da castração é para evitar cruzamentos não planejados, que, muitas vezes, não serão tão bem tratados como os nossos animais são. O problema das ninhadas indesejadas é, principalmente, o alto índice de abandono. Isso é uma realidade e ele ocorre pelos mais diversos motivos (inclusive os mais banais). Leia mais sobre isso nesta matéria, clicando aqui.

Além disso, a castração evita uma série de doenças que podem até ser fatais. Veja abaixo.


Benefícios para o animal

A castração agrega diversas vantagens, como a reprodução desordenada dos pets e a prevenção à ocorrência de doenças, como tumores no aparelho reprodutivo.

Veja algumas delas:

Nas fêmeas:

  1. O procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

  2. Não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.

  3. Não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão.

Nos machos:

  1. A castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.

  2. Reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

  3. Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.

Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.

Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. Em alguns casos, há uma redução da atividade física (porque o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.


Campanhas de Castração

Talvez esta seja a pergunta mais frequente entre as pessoas que querem castrar os animais de estimação: é caro?

Para descobrir os melhores preços da castração de cães e gatos você pode realizar uma pesquisa, o que é fácil nos dias de hoje tendo em vista que as melhores clínicas têm sites, blogs e canais de atendimento. Mas certifique-se que a clínica tem registro do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) antes de levar seu bichinho para a cirurgia.

O que se deve sempre lembrar é que o valor da esterilização é, certamente, menor do que o custo envolvido em criar ninhadas e mais ninhadas. Além disso, há veterinários credenciados por ONGs para castração a baixo custo mesmo.

Mesmo assim, existem no país diversas campanhas de castração gratuitas. Procure a Prefeitura de sua cidade para mais informações sobre o assunto e se inscrever.

Abaixo, uma listagem das principais cidades nos cincos estados que oferecem a cirurgia gratuitamente:

http://www.petvale.com.br/castracao-gratuita/


Conclusão

De um modo geral as pessoas têm dificuldade em reconhecer que a castração de animais é um ato de amor. Esse procedimento contribui para que seu pet tenha uma vida mais saudável e ainda ajuda a salvar a vida de muitos outros que não possuem a mesma oportunidade de ter um lar e receber os cuidados que precisam.

Mas, tenha em mente: apesar de ser uma cirurgia simples, conscientize-se de que ainda assim é uma operação cirúrgica e deve-se ater aos cuidados pós-operatórios que o médico veterinário indicar. Assim, mantenha sempre um acompanhamento veterinário, realize exames periódicos e incentive a prática de exercícios.

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: