Home > Curiosidades > Dicas para deixar seu cão (ainda) mais…

Dicas para deixar seu cão (ainda) mais feliz…

9 de setembro de 2020
2 Comentários

 

Fonte imagem: Freepik

 

Segundo estudo publicado na Pepsico1, o Brasil é o quarto país com a maior número de animais domésticos do mundo. Um outro estudo, realizado pela ONG World Animal Protection2 indica que 77% dos animais domésticos são cães e que 94% dos tutores, hoje em dia, consideram os seus peludos como parte da família.

 

Um giro pela história…

Essa noção de que nossos pets são mais do que apenas animais domésticos – são também parte da família -, é relativamente nova, por incrível que pareça. A relação homem x cães mudou muito a partir do século 20.

Ao longo dos séculos, os animais sempre estiveram próximos do homem, participando de atividades de caça, locomoção, pastoreio e guarda. Mas, nas últimas décadas, o papel dos cães na vida familiar mudou: eles se tornaram membros da família e são tratados como tal.

Hoje, a maioria das pessoas tem uma relação especial com seus patudos, com cuidados maiores, mais afeto e convivência diária.

Um outro estudo, desta vez feito no Japão, afirma que nós amamos crianças e cães da mesma forma. E que a “chave para isso está num hormônio, a ocitocina. A ocitocina é o hormônio que desperta a sensação de apego por outras pessoas e é liberado, por exemplo, nas mulheres durante o parto”3. A conclusão foi que nós não só cuidamos dos nossos cães como se fossem nossos filhos, mas também os amamos de forma muito similar.

Nessa nova relação homem e cão, também surgem dúvidas. Uma delas, recorrente, é: como posso fazer meu cachorro feliz?

Bom, devido ao comportamento da maioria dos patudos, não é uma tarefa difícil, não é?

Mas seguem algumas dicas que vão, com certeza, fazer seu cão ser mais feliz todos os dias e aumentar ainda mais esse forte vínculo entre você e seu filho de 4 patas.

 

1. Faça caminhadas (mais e mais longas)

Parece desnecessário falar nisso… Todo mundo sabe que cães precisam ser levados para passear, não é mesmo?

Mas… muitos tutores não sabem que esse cuidado é uma das atividades preferidas de cães de todas as raças, tamanhos e idades.

Infelizmente, muitas pessoas veem essas caminhadas só como “vou levar meu cachorro para o banheiro externo”. Só que não é somente isso. Os passeios são uma aventura feliz de sons, cheiros e novidades. Então, se você quer fazer seu cão feliz, certifique-se de que ele faça passeios agradáveis e divertidos todos os dias.

 

2. Aconchegar-se e relaxar juntos

Sair não é a única coisa que os cães amam. Se ele puder deitar com a cabeça no seu colo e cochilar enquanto você vê TV ou trabalha no computador (recebendo um cafuné de vez em quando)… isso vai ser uma felicidade enorme para seu patudo.

 

3. Seja calmo perto de seu cachorro

É um fato bem conhecido que os cães sabem identificar nossas emoções.

Se estamos ansiosos, o peludo ficará procurando o motivo da nossa ansiedade. Se estamos tristes, ele também ficará triste, porque, de alguma forma, ele sabe que deve haver algum motivo. Apesar de nem sempre conseguirmos ser felizes e calmos o tempo todo… se quisermos que eles tenham uma vida calma e feliz, o melhor é manter os problemas emocionais longe dos nossos filhotes peludos.

 

4. Mantenha os dentes saudáveis

Dor de dente ou gengivite não são coisas que qualquer pessoa (ou cão) apreciaria, não é? Então prevenir problemas dentários dolorosos e até fatais em cães é mais uma maneira de mantê-los felizes. Escovar os dentes do seu cão pode até ser cansativo e difícil, mas ter problemas nos dentes mais tarde é muito mais problemático.

 

5. Não superalimente seu patudo

Os cães adoram comer demais, então cabe a nós fazer a moderação. Comer em excesso pode ter efeitos prejudiciais à saúde e à boa forma de um cão, e isso, com certeza, não é divertido. Procure o veterinário para uma dieta balanceada, com a quantidade certa que seu cão precisa.

 

6. Fale com o seu cachorro

Sim, sabemos que os cães não entendem nossa língua, mas isso não significa que eles não gostem de ouvir nossa voz. Muitas vezes os cães até latem de volta, para participar da “conversa”.

 

7. Troque a água do bebedouro regularmente

É fácil esquecer a tigela de água do seu cão na pressa do dia a dia. No entanto, a água precisa ser trocada pelo menos duas vezes ao dia, ou ela fica contaminada com poeira, pelos e saliva. Você não ficaria feliz bebendo dessa água, não é? O ideal, inclusive, é deixar água disponível o dia todo, sempre limpa e fresquinha.

 

8. Mantenha seu cão longe dos restos da mesa

Cachorros adoram comer restos de comida – não apenas guloseimas específicas, mas algo que os tutores comeram. No entanto, muitos alimentos que nós humanos consumimos são até perigosos para os cães – não se arrisque.

Leia mais sobre alimentação, clicando aqui.

 

9. Tenha uma rotina

Da mesma forma que nós nos sentimos muito melhor quando algo está indo de acordo com o planejado, os cães também gostam de atividades rotineiras. Uma vida desorganizada pode levar ao estresse e à ansiedade. Além disso, o aguardar de uma atividade agradável que o cão sabe que está chegando – como uma caminhada – pode ser quase tão agradável para o animal quanto o próprio evento.

 

10. Compartilhe felicidade

Você, com certeza, já percebeu como seu cão fica em êxtase quando você chega em casa. É porque ele te ama e sentiu sua falta. Por isso, é muito importante mostrar a ele que você também estava com saudade! Não poupe carícias, aconchegue-o, converse com ele. Seu patudo vai ficar muito feliz…

 

Referências:

  1. Periódicos Eletrônicos de Psicologia – “Convivência com animais de estimação: um estudo fenomenológico”, 2016, Raísa Duquia Giumelli e Marciane Cleuri Pereira Santos.
  2. World Animal Protection – pesquisa realizada para amparar a campanha “A vida é melhor com cães”, estimulando ações que promovam o bem-estar dos cães no Brasil.
  3. Revista Super Interessante: https://super.abril.com.br/ciencia/cachorros-por-que-eles-viraram-gente/
Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Paula
Este blog é maravilhoso ! Amo a costashow !
Administrador Site
Agradecemos seu feedback!!! Ficamos muito felizes... :)

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: