Home > Curiosidades > Quais os principais acessórios…

Quais os principais acessórios necessários em um banho e tosa?

6 de maio de 2021
Nenhum comentário

 

 

Todos os cães precisam de rotinas de cuidado e higiene. Alguns precisam de escovação diária do pelo. Outros precisam de tosas regulares. E, no mínimo, todos os cães precisam de banhos periódicos e de aparar as unhas.

Esses cuidados são necessidades essenciais para que seu peludo tenha qualidade de vida. Em outras palavras, são imprescindíveis para ficarem saudáveis.

Assim, você precisa de equipamentos e acessórios.

Já fizemos uma lista dos equipamentos básicos que são necessários em um banho e tosa. Você pode saber mais clicando aqui.

Então, hoje, vamos falar dos acessórios principais que você vai precisar…

 

Escovas e pentes

Antes de mais nada, é preciso saber que cada raça tem um tipo de pelo diferente. Por isso não é surpresa que existam tantos tipos de escovas e pentes disponíveis. Assim sendo, o principal é escolher os que melhor se adaptam ao pelo do animal. Às vezes um peludo pode até se beneficiar com mais de um tipo de escova ou pente.

  • As escovas de cerdas funcionam bem para a maioria dos tipos de pelos. Os tipos de cerdas variam de macias a firmes e de longas a curtas. Uma cerda curta e macia é melhor para cães com pelo curto e fino. Cerdas longas e firmes são melhores para cães com pelo espesso ou áspero.

    Escovas específicas para pelos de animais. Clique na imagem.

     

  • Os pentes têm muitos usos importantes! Eles desembaraçam não apenas os pelos molhados, quanto os secos também. E ainda penteiam! Mas por que existe uma variedade tão grande de modelos diferentes no mercado de banho e tosa? Porque os pelos dos cães e gatos têm uma grande variedade de espessura, textura e comprimento, não é? A quantidade e espaçamento dos dentes vai depender do tipo de pelo e do resultado que se deseja.

Pentes

  • Os pentes de pulgas são usados para detectar e remover pulgas. Mas atenção: este acessório não elimina uma infestação – só retira esses parasitas. Esse pente também é usado pelos tosadores para retirar as secreções secas ao redor dos olhos dos peludos.

Exemplo de pente para pulgas. Clique na imagem para saber mais.

  • As rasqueadeiras são escovas com pinos de aço fixados numa almofada de borracha. Elas servem para desembaraçar e retirar os pelos soltos dos animais. Usadas corretamente, a escovação com rasqueadeira também realça o brilho dos pelos e ativa a circulação sanguínea – o que estimula o nascimento de novos fios. Existem vários modelos no mercado. Se quiser saber mais sobre esse produto e as opções que a Costashow disponibiliza, clique aqui.

    Rasqueadeiras Planas

Desemboladores

Os desemboladores (e também os desemboladores de subpelo ou “rake”), são acessórios indispensáveis aos profissionais de banho e tosa e estética animal. Servem para desembaraçar o pelo, sem machucar a pele do animal. Para saber como usar, clique aqui.

 

Unhas e Ouvidos

  • Os alicates de unha são usados para aparar as unhas do seu pet. Esse acessório vai muito além de ser uma coisa puramente estética. Na verdade, deve ser considerado como um cuidado essencial para a saúde e bem estar do animal. Entretanto, cortes de unhas podem ser estressantes para os cães e seus donos. Por isso é fundamental o conhecimento das técnicas adequadas e o uso das ferramentas certas ajudam a facilitar o processo. Temos um guia detalhado deste acessório aqui no blog. Para saber mais clique aqui.

  • E já que estamos falando de alicates, outro item essencial é ter um estancador de sangue (pó hemostático) à mão. Esse produto é um poderoso coagulante, e é usado para estancar pequenos sangramentos nos animais, que podem ocorrer no corte das unhas, por exemplo.

  • Os ouvidos dos pets também precisam ser cuidados. É tão importante quanto a manutenção do pelo e das unhas. A limpeza rotineira do ouvido pode remover o acúmulo de cera, sebo e resíduos, evitando infecções. Converse com um veterinário sobre as técnicas adequadas para limpar as orelhas de seu cão.

Tesouras Profissionais

Por ser um tipo de tosa mais avançado, o tosador precisa de habilidade, experiência e segurança no manuseio desse acessório. Além disso, o profissional deve ter bom conhecimento dos tipos de tesoura existentes e suas funções, para um resultado satisfatório. Existem muitos tipos de modelos e diferentes tipos de cortes. Assim, se quiser saber tudo sobre as tesouras de tosa, veja aqui o nosso guia.

Tesoura Dente de Tubarão 8.5 PrecisionEdge

Por último, mas não menos importante…

Existem mais alguns itens para completar o kit de acessórios essenciais para o cuidado dos animais de estimação, principalmente dentro de um banho e tosa. Afinal, o objetivo é ter tudo que precisa à mão.

  • Focinheiras ou mordaças. Tenha pelo menos uma pequena, uma média e uma grande, já que alguns cães são muito bem comportados, mas outros nem tanto, não é? Em síntese, uma focinheira ajudará a manter todos seguros e deixar o animal calmo.

  • Desinfetante adequado para animais de estimação para higienização do ambiente. Higienize constantemente gaiolas, mesas, banheiras, chão, ferramentas e utensílios para garantir a saúde dos animais e dos profissionais envolvidos.

  • Produtos destinados ao cuidado e à esterelização das lâminas de tosa. Sempre tenha em seu banho e tosa um limpador de lâminas (como o Blade Wash), um spray desinfetante específico (como o da PrecisionEdge) e um resfriador de lâminas (como o Cool Lube). Essa manutenção básica conserva a afiação e aumenta a vida útil das lâminas. Para saber como proceder, clique aqui ou veja este vídeo.

  • Toalhas individuais e esterelizadas. Uma ótima solução é adquirir toalhas descartáveis, que são superabsorventes e são completamente livres de bactérias, fungos e outros micro organismos.

  • Shampoos e condicionadores específicos para a pelagem dos cães e gatos. Existem várias opções de mercado: para pelos brancos, para filhotes, neutros, com fragrâncias etc. E, atenção, só use shampoos medicamentosos, que ajudam animais com alergias ou outras doenças de pele, se forem prescritos por um veterinário.

Sobre o Autor:
Administrador Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: